Dezembro 17, 2022 | A peça básica que figura entre as maiores e mais populares heranças do vestuário global.
Foi a partir dos anos 1950, que peças casuais como o jeans, que eram usados somente pelos "Worker's", homens em situações de trabalho, bem como a camiseta branca lisa, considerada até então como roupa de baixo, se desprenderam da sua forma arcaica de uso, para se consagrarem perante o vestuário conservador da época e não mais sair.
As primeiras T-shirt's, possuíam gola redonda de origem náutica, confeccionadas em algodão de textura encorpada, herança da malha presente na 1° guerra, quando as camisetas foram aceitas e usadas como parte do uniforme pelos soldados americanos. O tecido com maior gramatura, confere qualidade, nobreza e resistência à peça, isso não significa que malhas mais leves, de textura fina, não possuam qualidade, mas a versão vintage, reivindica para si uma camiseta mais pesada, diferente dos exemplares feitos em algodão Egípcio e Pima que atualmente estão em alta por aí.
No quesito caimento, a princípio a camiseta foi desenvolvida com padrão único e regular, em forma de "T", daí surgiu a nomenclatura "T"-Shirt no inglês, devido ao formato de seu corte. Na esteira da evolução, as camisetas atingiram o status Fashion a partir do seu uso por embaixadores de extrema audiência na época. Ícones da música e principalmente astros do cinema, como Marlon Brando e James Dean, inspiraram incontáveis jovens a almejarem o visual descolado e atraente dos personagens que representavam nas telinhas. Através do look inspirador dos "Bad's boys" de Hollywood, a simples T-shirt de tonalidade branca, tomou o seu espaço, dando início ao estilo Rocker nos EUA, juntamente com botas, topetes e jaquetas.
Findando a 2° guerra, o cenário social foi oportuno e fértil para o germinar de um estilo mais casual, despojado e livre, validado principalmente pelo espírito rebelde dos jovens embalados na trilha sonora do novo, "Rock in Roll", que de forma avassaladora se erguia, expandindo sua cultura por toda a América.
Em época de "Anos dourados", a indumentária masculina era mais padronizada, predominava no vestuário os ideais do "bom cidadão americano" pós 2° guerra. A maioria dos trajes eram de tonalidades sóbrias, como o cinza, marinho e marrom, o preto até então não possuía grande notoriedade. A textura das peças eram naturalmente mais grossas, feitas em Lã, algodão, flanela e tweed, geralmente com listras ou em padronagem xadrez.
Nesse período, o conservadorismo se refletia no visual do dia a dia, com habitual uso dos ternos, gravatas de nó fino, calças justas no quadril e largas nas pernas, suéteres, cardigans ou blusas de lã. Esse tipo de roupa era indicada para o casual, isso mesmo! Muito comum no cotidiano entre os jovens e moralmente exigido para ambientes como escolas. Você já deve tá pensando como seria frequentar aulas e sempre ter de andar formal e todo engomado por ai né, mas a onda era bem essa mesmo! Mas... Contudo, e pra nossa esperança, rsrs.. não demorou muito, pra que a icônica e old School camiseta branca, rompesse o tradicional, surgindo como símbolo da juventude de forma heroíca na história. Digo heroíca, pois apesar de já existir desde as décadas anteriores, segundo os historiadores, foi em meados dos anos de 1950 que a clássica peça em algodão, branca e lisa, se tornou febre e o sonho de consumo de toda rapaziada na América; se consagrando em ser usada como peça externa, quebrando assim os costumes e paradigmas que por tempos imperavam.
Trilhando para o final dos 50s', os jovens que basicamente se vestiam no rígido padrão tradicional, validaram o novo movimento que surgiu, foi o que de fato provocou a indústria de confecção, obrigando-a se expandir, fomentada pela oportunidade da "moda jovem", um mercado promissor, de grande potencial que se tornaria o protagonista comercial da moda durante os anos seguintes.
Embora tenha surgido modelos estampados numa infinidade de cores e formas, as camisetas brancas lisas ou básicas, permaneceram inabaláveis em sua concepção, transcendendo na história desde os anos 60, 70, 80; até o presente momento. Confeccionadas hoje, com muitas opções de fio, tipos de caimento, gramatura, lavagens e espécies de algodão.
Loja especializada em artigos casual Workwear, opções em camisas, camisetas, Selvedge e Raw jeans, acessórios e botas de couro. Produtos Premium de origem nacional, produzidos orgulhosamente no Brasil com a mais alta qualidade e resistência. Rusticidade e Estilo!