Blog: Evolução da Red Wing Shoes Company

Maio 17, 2023 | Explore os principais fatos na história dessa lendária marca gringa!

Entre os clássicos que permeiam o Workwear no mundo, principalmente no que diz respeito as botas, é impossível não mencionarmos a reputada “Red Wing Shoe Company”, uma empresa, com origem na produção artesanal, que surgiu fazenda a diferença e ancorou sua marca na história, de forma consolidada, há mais de 100 anos.

A Red Wings Shoes foi estabelecida por Charles Beckman e alguns outros investidores em fevereiro do ano de 1905, com o propósito de produzir calçados resistentes para o público “Work”, visando conforto e durabilidade para os trabalhadores braçais, destinando principalmente para aqueles profissionais atuantes na mineração, agricultura e extração de madeira.

Inicialmente, as botas e sapatos eram construidos com pinos e pregos, seguindo a tendência industrial da época. Pontos técnicos de qualidade, tornaram os sapatos de Beckman diferenciados no mercado, favorecendo sua popularidade e preferência entre os consumidores.

Em meados de 1905, a Red Wing Shoe, decide inovar o processo de fabricação, dando início a produção de calçados com sola costurada. O procedimento chamado “welting”, consistia numa união bem mais forte, garantindo maior firmeza entre o cabedal e a sola do sapato. Em 1910, a marca seguiu inovando, com o lançamento dos sapatos “Tredstrate”, um real progresso nos meios de produção, que consiste em construir os pares em torno de um molde, representando a forma de um pé, este processo resulta num melhor ajuste e conforto do produto.

Assim como muitos outros artigos de vestuário que cruzaram o período da guerra, com a Red Wing não poderia ser diferente, a empresa passou pela primeira Guerra Mundial fabricando calçados para os soldados americanos, que usaram o popular: “Munson Army Last”, um formado de botas criado pelo major Dr. Edward L. Munson, para uso dos militares.

No decurso dos anos, a promissora fórmula da marca se estendia conquistando territórios, fama e aprovação, tornando em 1920, uma referência entre os calçados recomendados para trabalhos exigentes. Passou a ser a principal fornecedora de botas resistentes para os trabalhadores da industria de petróleo e gás na região do Texas.

A Red Wing não parou, no ano seguinte, mais precisamente em 1921, resolveram então recrear e introduzir novos estilos de calçados voltados especificamente para as atividades de caça. Gravado na história da companhia, 1923 foi um ano relevante de conquista empresarial,  marcado pela abertura da primeira filial, inaugurada juntamente com um depósito na cidade de Dallas, Texas state, a fim de suprir às crescentes necessidades de negócios promissores no sudoeste dos Estados Unidos da América.

Consolidada de forma majoritária entre o público masculino, a bola da vez agora, era o alcance das mulheres. Foi assim que em 1923, nasce o primeiro modelo exclusivamente feminino da Red Wings, que velozmente se tornou num grande sucesso de vendas. Cerca de dois anos mais tarde, reconsiderando as origens do Worker, é construído um calçado especial, projetado para segurança ocupacional, indicado para indústria pesada. Um "Safety Footwear" resistente, ganhando em 1934, uma inédita biqueira de Aço, tornando-se o primeiro produto a apresentar uma biqueira protetora feita em aço, uma vantagem significativa para os trabalhadores da indústria pesada. Com a introdução desse produto, a Red Wing acerta novamente, fortalecendo o nome da marca entre os principais fabricantes de calçados para uso nas áreas de segurança.

Constante na esteira da evolução, no ano de 1938, o foco da "Asa Vermelha", foi no desenvolvimento de palmilhas à prova de suor, que absorvem a transpiração e permitem que ela evapore, resultando em menor incidência de rachaduras e ondulações nas palmilhas. 1942, cenário da Segunda Guerra Mundial, foi a oportunidade de fornecimento de botas para os militares das forças americanas, com destaque para o modelo de pára-quedista, chamadas de “Skytroopers”.

Frente à imensa demanda de pedidos no comércio atacadista, ocasionados pelo padrão de qualidade oferecido pela marca. A partir de 1950, foram necessário maiores investimentos em escritório, eficiência, contabilidade e rotas de distribuição, a fim de lidar com as vendas para os territórios ocidentais, bem como a remessa diária de botas e sapatos saindo do seu depósito.

Diante do crescimento expressivo no atacado, Harold Packwood, gerente responsável pela filial de Salt Lake City, teve a ilustre ideia de atuar também no varejo, com abertura de uma loja própria e exclusiva dos produtos Red Wing Shoes. Saindo do papel, a primeira Red Wing Shoe Store, foi inaugurada em 1952, integrando-se ao comércio local da cidade de Salt Lake.

Alguns passos importantes aconteceram entre os anos de 1955 a 1964, tais como, criação da Fundação Red Wing Shoe Company, como responsabilidade corporativa e compromisso de retribuição à sociedade; Lançamento da divisão internacional, fomentada pelo uso das botas usadas nos campos de petróleo da Líbia, Crescimento da fabricação com a construção de uma segunda fábrica, Burnside Plant 2, na cidade de Red Wing, Minnesota, com implantação de tecnologia de ponta na produção. No ano de 65, ocorre a expansão para o ramo de vestuário, momento que a Red Wing inicia a venda de equipamentos de proteção individual, fornecendo calçados para distribuidores internacionais.

Investindo em inovações, em meados de 1977, a Red Wing apresenta a tecnologia de Sola de Uretano, mais tarde chamada de SuperSole, tendo a capacidade de unir o uretano soprado diretamente ao sapato. O que garante durabilidade superior, amortecimento e flexibilidade aprimorados, além de maior resistência ao óleo, o SuperSole logo se tornou a plataforma de botas de trabalho líder do setor.

Reservando parte da produção para um produto com perfil mais adventure. Em 1984, chegam ao mercado as Hiking Boots, um modelo diferente de botas, projetadas com linhas mínimas de costura, as Vasque Sundowner são capazes de reduzir possíveis pontos de fricção, proporcionando proteção e conforto ao pé de um caminhante. A bota rapidamente se tornou uma lenda entre os praticantes de caminhadas.

Os ideias de qualidade, empregados desde o ínicio da marca, norteavam a fabricação de produtos com característica duradoura. Essa valorização de uma construção sustentável, motivou para que no ano de 1985, uma sapataria fosse aberta na própria fábrica, a fim de atender a crescente demanda dos serviços de restauração buscado pelos clientes.

No ano de 1987, a novidade da vez é o surgimento de um calçado impermeável, a Red Wing segue à frente da indústria, inovando com uma tecnologia à prova d'água. Foi criada uma Bota Dupla, sendo montada através da junção de uma bota externa à prova d'água com uma botinha interna isolada, também à prova d'água, garantindo pés quentes e secos mesmo quando em terrenos molhados.

Além de expandir a fabricação com a compra de uma instalação em Potosi | Missouri, em 1994. No ano seguinte, foi apresentado o sistema ComfortForce, prometendo melhorar o conforto através de avanços na sola do calçado e por meio de uma palmilha removível exclusiva. O design ergonômico oferece suporte, flexibilidade e conforto para os ambientes de trabalho exigentes. Já para o trabalho realizado em ambientes leves, foi lançada a marca WORX, como uma opção de calçado mais acessível, oferecendo o custo/benefício ideal que atenda as necessidades desse público.

Entrando com tudo para o século XXI, a Red Wings trabalha com o relançamento das tradicionais SuperSole. A segunda geração "2.0", da famosa linha de produto com construção única de dupla densidade, recebe agora, as vantagens de um interior macio e acolchoado contando com uma pele externa firme e resistente. Tal combinação produz conforto durante todo o dia, além da alta durabilidade já comprovada nas primeiras versões.

2005, foi o ano de comemoração do centenário Red Wing Shoe Company. E para celebrar o 100º aniversário, construiram literalmente, uma bota gigante, até então, a maior bota do mundo, medindo 638 ½ D. Alguns anos mais tarde, compartilhando da história, é lançada, a Red Wing Heritage, padrão masculino, é lançada com uma colab com J. Crew, inspirada nos calçados presentes no século XX.

Para preservar todo legado já estabelecido, o jovem e constante espírito de evolução permaneceu sobre a marca. Nos anos seguintes, continuaram os investimentos em novas tecnologias, instalação de equipamentos de ponta e automação de alguns processos sem prejuízo da essência artesanal. Dái em diante, novas parcerias foram formadas visando atrair outros públicos, interagir culturas e prosseguir com inovações para melhoria dos produtos que se tornaram verdadeiros clássicos por todo o mundo.



Fonte.: EXPLORE KEY MOMENTS IN OUR STORIED HISTORY | Red Wing Shoe Company, Inc.| Timeline

Pague com
  • Pix
  • proxy-mercadopago-v1
Selos
  • Site Seguro

Corium91 - CNPJ: 53.331.921/0001-01 © Todos os direitos reservados. 2025