Maio 22, 2023 | O formato clássico de bota militar que carrega o nome do seu criador.
Sabemos que uma bota mal ajustada resulta em possíveis calos, joanetes e lesões aos pés. Foi cercado de insatisfações e pensando nisso, que em meados do ano de 1912, o Dr. Edward L. Munson, um major do Departamento Médico do Exército dos Estados Unidos, iniciou várias pesquisas no intuito de desenvolver um modelo de bota capaz de eliminar os problemas comumente enfrentados pelos militares, quando expostos as longas marchas em turnos de treinamento e nas fileiras de infantaria.
Durante cerca de quatro anos, Dr. Munson concentrou estudos e recursos para desenvolver uma bota padrão militar. A matriz deveria ter uma forma adequada para cada formato de pé concebível. Empenhando em suas pesquisas de campo, ele chegou a medir os pés de mais de dois mil militares, compilando seu trabalho a forma de várias botas e sapatos.
O trabalho de Munson, resultou na idealização de um protótipo confortável, o design distinto da biqueira demonstrou conforto máximo para todos os formatos de pé, evitando que aconteça pressão nos dedos. O modelo foi validado e por tamanho sucesso, tornou-se o preferido entre todos os ramos militares. Nos cenários da Primeira e Segunda Guerra Mundial, a Red Wing Shoes foi a principal fornecedora de calçados militares e, consequentemente, a forma Munson foi utilizada em todas as botas produzidas. Ainda nos tempos atuais, a matriz é usada para construção de uma série de calçados robustos.
Ao introduzir em terras americanas, a icônica Munson Ranger, uma releitura limitada da ancestral Munson, anteriormente encontrada somente no Japão. A Red Wing não se contentou em fabricar com algum de seus couros premium preexistentes, mas em especial, foi produzida a partir de uma nova pele totalmente exclusiva. O couro Burgundy Settler, que passa por um processo de curtimento bastante incomum e demorado, com adição de uma cera no estágio de recurtimento junto aos corantes. Seguindo para fase de acabamento, o couro é amaciado e oleado, antes do pigmento de cor final. Isso promove uma profundidade e brilho incrível, difíceis de descrever, somente mesmo conferindo de perto.
Não foi apenas no âmbito das forças armadas que as botas Munson encontraram uma boa experiência de uso. Em razão de ter sido projetada para uso pesado, a Red Wings reaplicou a forma em diversos outros modelos de calçados civis. Nesse sentido, seu apogeu para uso civil, ocorreu entre os anos de 1920 e 1930, a grande maioria dos modelos possuíam alguma característica herdada da versão Munson, estando em alta de consumo por diversos perfis de clientes aproximadamente até o fim dos anos 60.
THE MUNSON BOOT: Um "colab" entre a Red Wing Shoe e Nigel Cabourn, (Nigel Cabourn (nascido em 1949), é um designer de moda britânico conhecido por suas roupas e roupas inspiradas no vintage), trouxeram novamente à tona o lançamento de uma releitura Munson exclusiva, a proposta veio quando Nigel Cabourn encontrou um antigo par de botas pertecente ao exército britânico na Primeira Guerra Mundial. Foi "amor à primeira vista", Cabourn ficou impressionado por aquele exemplar, despertando então, sua vontade de reproduzir botas com o mesmo padrão de qualidade. Se tratando da produção de calçados de alto nível, não havia outra senão a pioneira Red Wing Shoes, para atender com louvor às exigências do projeto.
A versão contemporânea contou com forro de tweed Harris, verde militar escolhido pelo próprio Nigel. A parte de cima do cabedal, foi feita com um couro áspero, fortemente oleado para se aproximar o mais próximo possível das botas militares vintage, conforme as originais guardadas por Cabourn.
O solado é feito com uma combinação de couro curtido vegetal e cortiça Chemigum, originais da Red Wing. A amarração apresenta cadarços grossos de couro verde escuro e ilhós casados.
Loja especializada em artigos casual Workwear, opções em camisas, camisetas, Selvedge e Raw jeans, acessórios e botas de couro. Produtos Premium de origem nacional, produzidos orgulhosamente no Brasil com a mais alta qualidade e resistência. Rusticidade e Estilo!